sexta-feira, 10 de outubro de 2008

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA EBM HEDI KLEIN MATZENCHER - IPIRA NO PROJETO: COMUNIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMA CIDADÃO


Alunos 7ª série – Escola Hedi Klein Matzenbacher
Professora: Elizelaine Salete Salmoria Gomes



Depende de Nós

A primavera chegou
Mas por causa da poluição
Nem parece verdade
Faz calor no inverno, e frio no verão...

Na estação que devia ser um pouco quente
Ainda está meio frio
Devemos cuidar do meio ambiente
Este é o nosso desafio!

Sem o meio ambiente
Ninguém vive bem,
Devemos cuidá-lo o máximo possível
Para apreciar o que ele tem...

Depende de nós fazer as estações do ano
Voltarem ao normal
Pois poluição traz doenças
Devemos nos livrar desse mal!
(Marcelo Bonissoni)


A chegada da primavera

A primavera vem chegando
E com ela as flores vão se abrindo
Olho aquela beleza
É o que me faz ficar sorrindo.

Sinto aquele ventinho batendo no rosto
Para mim é um novo gosto
Um gosto de paz e harmonia
E aquela música expressando uma nova sinfonia.

Pássaros se trocam beijos
Sapos dão longos pulos
E com a chegada do sol
Vou ficando bem longe do escuro...

É um mundo novo lá fora
E é pra lá aonde vou agora
Vou esquecer-me dos problemas
Porque não tenho hora para ir embora.
(Leonardo de Abreu)


Minha Mochila

Eu, com meus 3 anos, estava lá, no Jardim da Infância, carregando uma mini-lancheira, pois era isso que eu precisava naquela época. Na pequena lancheira havia:
Uma garrafinha de suco.
Um pacote de bolacha.
Um sanduichinho.
Alguma fruta.
Um carrinho.
No Pré, eu carregava comigo uma pequena mochila:
Uma apostila.
Um pequeno caderno.
Estojo com lápis de cor.
Massa de modelar.
Algum tempo depois, já estava na 1ª série, carregando uma mochila de rodinhas, estava com uns 6 anos, me achando o grandão, porque tinha chegado à 1ª série. Bem, na minha mochila já havia:
3 cadernos.
1 ou 2 livros.
Estojo com borracha, lápis de escrever e de cor.
Brinquedos que eu escondia da mãe pra levar à escola.
Umas pontas de lápis.
Um apontador grande.
Uma cola mal fechada.
Dois anos depois, eu tinha chegado à 3ª série, claro que já possuía uma mochila bem maior do que a que eu tinha antes, porém, também carregava bem mais coisas nela:
5 cadernos.
3 livros.
2 estojos com:
Lápis de cor;
Lápis de escrever;
Borracha;
Pedaços de borracha;
Tesoura;
Cola um pouco furada;
Canetinhas.
Em alguns bolsos havia:
Réguas;
Canetas coloridas;
Pontas de lápis;
Lápis já meio deformados;
Algumas figurinhas de chicletes e balas.
Na 5ª série, eu já tinha uns 10 anos, carregava uma mochila ainda maior, contendo coisas bem desnecessárias. Na mochila continham:
Uns 5 livros.
Um caderno grande.
Um caderno de Artes.
Caderneta de anotações.
Estojo contendo picotes, vários lápis, várias borrachas pela metade, lápis de cor, tesoura.
No outro estojo continham pedaços de régua, picotes, colas pras provas, apontador meio enferrujado, uma cola perfurada e um corretivo também perfurado.
Picotes.
Pontas de lápis.
Réguas.
Borrão.
Caderninho de desenho.
Gibis.
Óculos escuros. (não sei por que carregava).
Mais picotes.
Pontas de lápis.
Figuras de chicletes.
Mais uns cadernos em branco.
Folhas amassadas e rasgadas.
Balas.
Chicletes.
Dois anos mais tarde, cheguei à 7ª série e conseqüentemente minha mochila se alargou, e, as coisas contendo nela, também dobraram. Havia:
Ponta de lápis.
Restos de lápis.
Papéis rasgados.
Rifa amassada.
Folhas soltas.
Jornal.
Régua quebrada.
Mais pontas de lápis.
Provas rasgadas.
Livros.
Caderno “estourado”.
Trabalhos meio amassados.
Picotes.
Caderno grande.
Caderno de Artes.
Duas apostilas.
Borrão.
Caderno de anotações.
Fita durex grudada na mochila
História em quadrinhos.
Papel de presente.
Tubo d cola furado.
Toca perdida.
Calculadora.
Calculadora quebrada.
Bom bril
Transferidor,
Transferidor quebrado;
Lápis soltos.
Papel de chicletes de balas
Toalha perdida.
Desenhos perdidos e rasgados.
Cadernos para desenhos.
Essas foram as coisas que carreguei e carrego, quanto maior a idade, maior a mochila, e quanto maior a mochila, maior o seu conteúdo.
Acredito que possa ser reflexo do aumento de informações e de conhecimento, pois a carga mental cresce junto com a mochila. Eu acho!!!!!!!!!
(Gabriel Lunardi)

Nenhum comentário: